FLARAS - ARITMÉTICA PARA CRIANÇAS

Teste da operação aritmética da adição, usando elementos lúdicos e formais, em ambiente de realidade aumentada online com imagens, objetos 3D, sons e narrações.



Instruções:
Se você ainda não tem os dois marcadores, localize-os no site do Flaras (http://ckirner.com/flaras) e faça a impressão, colando-os em uma superfície rígida (papelão, isopor, etc).
Use um local com boa iluminação, ou providencie uma lâmpada próxima para iluminar o marcador adequadamente - não pode ser muito intensa.
Aponte o marcador REF Marker para a webcam, sem obstruí-lo com os dedos - vai aparecer uma esfera branca em um dos lados. Faça uma pequena marca com lápis ou caneta, ou cole um pequeno círculo de papel (confete), onde deverá estar a esfera, pois será nesta marca que você deverá tocar com a esfera virtual do marcador de interação.

1 - Interação com o teclado

Mostre o marcador REF para a webcam, mantendo-o com uma leve inclinação para cima.
Tecle <Ctrl 1> - habilita o ponto 1, mostrando a primeira cena sobre o marcador.
Tecle <PgDn> - mostra a próxima cena. Depois de ver e ouvir, repita a operação.
Se quiser voltar a uma cena anterior, tecle <PgUp>.
Para desabilitar o objeto no ponto, tecle <Ctrl 1> novamnente.

2 - Interação com o marcador de controle

     

Pressione a tecla <a> e, em seguida, a tecla <m>, no seu computador - sua aplicação estará pronta para ser usada, devendo aparecer a primeira imagem no marcador (Adição).

 

Afaste um pouco o marcador REF, deixando a marca voltada para o centro da tela. Entre com o marcador de interação em frente à webcam, de forma que a esfera virtual de interação toque na marca do marcador REF, afastando-a em seguida. Deverá aparecer a próxima imagem e uma narração deverá ser tocada. Se isto não acontecer, tente novamente. Se aparecer uma imagem preta, aguarde um pouco, pois a imagem estará sendo carregada. Isto poderá ocorrer, quando a Internet estiver lenta.

 

Continue tocando na marca do marcador REF para ir avançando para as próximas imagens sonorizadas. Para retroceder as imagens, clique <c> (o marcador de interação ficará em C-backward) e para ir para frente, clique <c> novamente, deixando o marcador de interação em C-forward.
Se a sua imagem estiver invertida na horizontal, clique <F3> para ajustá-la. Se as imagens aparecerem invertidas, feche a aplicação, acione a aplicação invertida e tecle <F3>, para tudo ficar normal, repetindo o processo desde o início.

A aplicação invertida está em: http://ckirner.com/projetosflaras/adicao-invert

Se você estiver usando webcam separada do computador, é melhor usar algum suporte do tipo da figura abaixo, de forma a trabalhar com os marcadores sobre a mesa - é mais confortável e a interação é mais rápida. Se você estiver usando um notebook, com webcam integrada, faça um suporte vertical para o marcador, com uma base para ele ficar de pé, conforme a figura abaixo, visando facilitar o manuseio.

   
Suporte com a webcam separada, apontando para a mesa com o marcador -   Suporte de isopor com o marcador, apontando para a webcam do notebook


Este projeto é uma demonstração do potencial de uso da ferramenta Flaras e não visa estabelecer nenhuma metodologia de ensino e aprendizagem de aritmética.Se você quiser desenvolver ou aprimorar uma metodologia para ensino e aprendizagem de aritmética com realidade aumentada, basta usar o software Flaras, desenvolvendo suas imagens, narrações e vídeos e usando objetos 3D do armazém 3D do Google. Visite o site do software de autoria de aplicações de realidade aumentada online FLARAS, para baixar o software e ver uma grande quantidade de informação para desenvolvedores não especialistas em informática, como é o caso da maioria dos professores.

As aplicações de realidade aumentada online podem ser usadas no ensino em sala de aula, com a condução dos professores, e, em casa,  na aprendizagem  pelos alunos de forma mais flexível e com a ajuda dos familiares, uma vez que encontram-se na Internet e usam materiais de baixo custo ou custo zero (sucata).

Veja um vídeo sobre Tecnologia ou Metodologia em: http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4
Veja um vídeo de demonstração da operação de adição, misturando o lúdico com o formal, na educação infantil, produzido, a partir de uma aplicação de realidade virtual, em: https://www.youtube.com/watch?v=Apf1qIAxp7w
=====
Este projeto foi elaborado por Claudio Kirner, usando o software Flaras - abril/2012
http://www.realidadevirtual.com.br
http://ckirner.com/flaras

O projeto para ser aberto no software Flaras está aqui.
=====