Livro de poemas concretos com realidade aumentada "celeste inválido silício"

(Book of Concrete Poetry with augmented reality) - (SITE IN ENGLISH - click here)

Norbert Heinz, Raryel C. Souza, Claudio Kirner




Instruções de uso: o primeiro passo é imprimir o livro de poemas concretos em PDF (link 1 abaixo). Para melhores resultados, recomenda-se encaderná-lo com espiral em uma papelaria. Em seguida, confira o vídeo-tutorial abaixo sobre como utilizar a aplicação (também disponível no link 2 abaixo).


Entre as formas de interação oferecidas, via marcador e via teclado, recomenda-se a utilização da interação via teclado, por ser mais fácil de usar. Assim como indicado no vídeo, primeiramente, tecle a letra <p>, dando persistência à visualização do marcador, de forma que o usuário poderá ajustá-lo na cena, obstruí-lo com os dedos e retirá-lo, mantendo a visualização. Para ativar ou desativar os dois pontos, bastará usar as teclas <Control + 1> e <Control +2>, permitindo a visualização do objeto 3D e do vídeo do poema. Se quiser reposicionar o elemento visualizado, coloque a página do livro em frente à webcam e faça o ajuste, retirando-a novamente.

Em caso de dúvidas/problemas, consulte no livro em PDF a seção "Instruções para Execução da Aplicação" (localizada logo após o Prefácio 2) e o "Anexo I".

Instruções específicas para uso-off-line: caso prefira executar a aplicação off-line, isto é, sem necessidade de conexão com a internet, basta baixar o pacote de utilização off-line (link 3 abaixo), extraí-lo em uma pasta do seu computador e seguir as mesma instruções dadas para o uso online. A diferença é que em vez de acessar o site da aplicação, o usuário deverá acessar o arquivo index.html, localizado dentro da pasta onde foi extraído o pacote, e clicar no link correspondente ao poema escolhido. A vantagem dessa alternativa é que o carregamento dos objetos e vídeos é bem mais rápido. No caso do uso online, dependendo da velocidade da conexão com a internet e do tamanho dos vídeos e objetos 3D dos poemas, o carregamento pode demorar.

Link 1 - Livro "Celeste Inválido Silício" em PDF

Link 2 - Vídeo-tutorial no Youtube

   Link 3 - Pacote para utilização off-line

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro em Realidade Aumentada

Escolha um dos poemas no livro em PDF e clique no link correspondente abaixo para visualizá-lo em Realidade Aumentada:

Capa
Alienação
Aminoácido
Aurélio
BBB
Canibapitalismo
Cubo Mágico
De Gran em Gran
Deconvolução
Eco Lixo
Homo sapiens
Poema Capital
Poema Ideia
Poema Paradigma
Precocidade no Brasil
Previsão do Tempo
Primata Digital
Progresso
Protesto
Pseudoarbítrio
Refém
Vi(n)ol(c)ência
Vida
Vou

Confira também a versão do livro de poemas concretos "Celeste Inválido Silício" com Hipermídia Online:
http://www.ckirner.com/midias/poemas

Hiper

Conheça outras publicações de Norbert Heinz em: http://www.canibapitalista.com

Página do livro no Facebook

Essa aplicação de realidade aumentada foi desenvolvida com a ferramenta de autoria FLARAS. Mais informações em: http://www.ckirner.com/flaras
---
Licença:
Licença Creative Commons
O trabalho Celeste Inválido Silício - Versão em Realidade Aumentada de Norbert Heinz; Raryel C. Souza; Claudio Kirner foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

---
Flag Counter
free counters