Livro Inclusivo e Interativo de Lançamento Oblíquo com Realidade Aumentada


Tipo de Objeto: Livro Interativo Inclusivo

Título: Livro Inclusivo e Interativo de Lançamento Oblíquo com Realidade Aumentada

Uso em: ensino fundamental/médio

Usuários potenciais: tanto professores (como ferramentas auxiliar nas aulas) como alunos (para revisar os conceitos em casa através das explicações em áudio).

Categoria: física, mecânica, aplicação inclusiva;

Subcategoria: lançamento oblíquo, composição de movimentos, balística, aplicação inclusiva para deficientes visuais.

Objetivos: oferecer uma forma alternativa, interativa, online e de baixo custo, para que deficientes visuais possam estudar alguns dos conceitos básicos de lançamento oblíquo, usando o sentido do tato e da audição. A ideia é que a aplicação possa ser usada tanto professores (como ferramentas auxiliar nas aulas) como alunos (para revisar os conceitos em casa através das explicações em áudio).

Instruções para uso online: antes de usar a aplicação, é necessário imprimir o livro (link 1 abaixo) juntamente com o marcador de interação (link 2 abaixo). Em seguida, basta escolher uma das páginas do livro físico e acessar o link correspondente à página escolhida na barra lateral deste site. Depois disso basta direcionar a webcam para a página do livro e interagir com a aplicação. Para mais informações de como interagir com a aplicação deve-se consultar os vídeo-tutoriais (link 5 e 6) e o  manual (link 3).

Instruções para uso local: as instruções são basicamente as mesmas para o uso online. A diferença é que, em vez de acessar uma das páginas na barra lateral do site o usuário deverá baixar o pacote compactado da aplicação (link 4) e extraí-lo em alguma pasta de seu computador ou pendrive. Em seguida, basta abrir o arquivo index.html com seu navegador de internet e direcionar a webcam para a página do livro. Para mais informações de como interagir deve-se, assim como foi recomendado acima para o uso online, consultar os vídeo-tutoriais (link 5 e 6) e o  manual (link 3).




Outros Links

Link 3 - Manual da aplicação

Link 4 - Pacote da aplicação para uso off-line (sem necessidade de conexão com a internet)







A aplicação foi desenvolvida através da ferramenta de autoria FLARAS (Flash Augmented Reality Authoring System). Caso você  tenha interesse em personalizar o projeto, trocando as imagens, vídeos ou objetos virtuais, é possível fazê-lo usando a ferramenta. Você pode baixar os projetos das aplicações no link abaixo (para abrir os arquivos dos projetos é necesário ter o FLARAS instalado no computador):

Link 7 - Projetos do FLARAS das páginas do Livro





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