Objeto de Aprendizagem de Eletromagnetismo com Realidade Aumentada

Raryel C. Souza e Claudio Kirner

UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá

Esse objeto de aprendizagem foi desenvolvido pelo aluno de graduação Raryel C. Souza, bolsista PIBIC/FAPEMIG-UNIFEI, orientado pelo professor Dr. Claudio Kirner. 

            

         

Tipo de Objeto: Laboratório Virtual

Título: MiniLabEletroMag-RA (Mini laboratório de Eletromagnetismo com Realidade Aumentada)

Uso em: ensino fundamental/médio/superior.

Usuários potenciais: tanto professores (como ferramenta auxiliar nas aulas) como alunos (para revisar os conceitos em casa através das explicações em áudio e refazer os experimentos conduzidos em sala de aula).

Categoria: eletricidade, eletromagnetismo

Subcategoria: circuitos elétricos, campos magnéticos, eletromagnetismo, experiência de Oersted

Objetivos: alguns conceitos de eletromagnetismo, por serem relativamente abstratos e tipicamente tridimensionais, requerem mais esforço dos alunos para serem entendidos. Quando combinados com a forma tradicional de apresentação, usando meios bidimensionais como o quadro-negro ou a projeção de figuras estáticas, o que resulta frequentemente em um aluno ter de recorrer a muita imaginação para entender o que está sendo explicado, a apresentação pode gerar ainda mais dificuldade. Essa aplicação visa justamente auxiliar no aprendizado de alguns conceitos de eletromagnetismo, mais especificamente, conceitos de corrente elétrica, circuitos elétricos, o campo magnético gerado pela passagem de corrente elétrica por um fio retilíneo e a experiência de Oersted. A aplicação é tanto interativa (permite que o usuário faça experimentos práticos) como dinâmica (a aplicação é animada). A ideia é que ela possa ser usada tanto por professores (como uma ferramenta auxiliar nas suas aulas) como pelos alunos (para revisarem os conceitos em casa, através das explicações em áudio e refazendo os experimentos conduzidos em sala de aula).

Instruções para uso online: antes de usar a aplicação, é necessário imprimir os marcadores (link de download 4 a seguir) e o diagrama do circuito elétrico (link de download 3). Em seguida, basta acessar o link 2, posicionar o marcador do circuito sobre o diagrama e direcionar a webcam para o diagrama. Para mais informações, deve-se consultar o manual (link de download 1).

Instruções para uso local: as instruções são basicamente as mesmas para o uso online. A diferença é que, em vez de acessar o link 2, deve-se baixar o pacote compactado da aplicação (link 5) e extraí-lo em alguma pasta de seu computador ou pendrive. Em seguida, basta abrir o arquivo MiniLabEletroMag-RA-offline.html com seu navegador de internet, posicionar o marcador do circuito sobre o diagrama e direcionar a webcam para o diagrama. Para mais informações, deve-se consultar o manual (link de download 1).

Vídeos da aplicação:

  1. Recursos da aplicação MiniLabEletroMag-RA - Youtube: http://youtu.be/7McUccYrft0

Materiais disponíveis para download:

1 - Manual de instruções

2 - Link para uso da aplicação online (execução direto do navegador)

Outros downloads

3 - Diagrama para impressão

4 - Marcadores para impressão

5 - Aplicação para uso local (sem internet)

6 - Pacote com o código-fonte e projeto da aplicação na IDE FlashDevelop 4.0

Feedbacks dos usuários:

Dê-nos o seu feedback sobre o objeto de aprendizagem, através do formulário no Google Docs: http://goo.gl/D1Trm

Em breve, ele será publicado nessa seção. Obrigado!

Janeiro/2012